domingo, 12 de abril de 2009

KAMAES "POSTURAS"

O termo postura não se refere apenas à forma ereta de postura. Se refere às muitas posturas que todas as artes marciais tem, por exemplo: a postura de guarda; a postura de esquiva e bloqueio e as posturas de golpes com pés e mãos. Para entender melhor o termo postura, que uma pessoa em plena performance de sua arte marcial fosse filmada. Se fosse observado cada movimento desse filme, você veria a pessoa numa posição de guarda, uma postura de bloqueio no próximo, uma postura de ataque no outro e assim por diante. Essas posturas mostram as formas de movimento das artes marciais.

Em outros termos, a forma particular do corpo que uma arte usa para executar suas técnicas produz uma forma geral. Dessa forma, o karatê clássico pode ser descrito por unir a postura das costas, retas e firmes com o poder do impulso dos quadris através de uma linha para frente, para trás e para os lados, criando o que é conheido como uma técnica de estilo karatê. As Kamaes (posturas) de Ninjutsu são na sua essência a verdadeira expressão física da personalidade individual de cada praticante.

Através dos kamaes, é possível obter e entender as respostas sutis que existem num combate, pois envolve situações que exigem adaptação, distanciamento correto do corpo entra adversário ou múltiplos adversários, sensibilidade, resistência e segurança.

O Ninjutsu é conhecido como uma arte marcial sem forma, mas em sua forma original, os kamaes de ninjutsu são formas que representam a expontaneidade e liberdade dos movimentos. Abaixo, segue os Kamaes básicos referentes ao iniciante (faixa branca) como é ensinado pela Bujinkan Budo Taijutsu e outros sistemas de ninjutsu no mundo.

A disposição e sequência dessas posturas, tanto aqui de maneira informativa, como nas aulas em dojo, são todas sujeitas as formas com que são passadas por cada instrutor. Alguns instrutores seguem uma maneira mais rigida que outros. Aqui estão apresentadas de maneira mais confortável possível.



Shizen no Rippo no Kamae



Na Shizen no Rippo no Kamae ou muito conhecida também como Shizen Tai ou 'postura natural em pé', o corpo se apresenta de maneira relaxada, porém sutilmente determinada e, a única parte em tensão são as regiões da coxa e anca. O tronco é levemente e propositalmente colocado à frente para equilibrar o alinhamento corporal. A mesma está conectada simbolicamente com o elemento terra por se tratar de uma postura simples e sólida.


Nesta postura, o ninja em estado de alerta (zanshin), pode executar qualquer movimentação partindo de uma postura natural e relaxada sem demonstrar ansiedade ou preocupaçao alguma, tornando-se um guerreiro imprevisível.

Uma pessoa nesta postura natural poderá passar para qualquer postura que lhe convier rapidamente e, esta remonta a muitas situações do dia a dia, como por exemplo: fila de banco, ponto de ônibus, ambientes que facilitam descontração como um shopping, clube ou uma festa e etc. É uma postura que acima de tudo nos lembra a expontaneidade.

Ichimonji no Kamae
















A Ichimonji no Kamae também conhecida como posição de número 1 por causa da posição dos braços, propõe basicamente uma atitude defensiva, mas pronto a responder de forma efetiva.



Hoko no Kamae



A postura de Hoko no Kamae assemelha-se a sua irmã Hira Ichimonji no Kamae tanto na forma quanto em sua movimentação, porém com métodos distintos. Se observar atenciosamente verá que da Shizen no Rippo no Kamae para essa nova forma postural, realmente não requer esforço algum, apenas um pouco de deslocamento e realinhamento, mas nada de complicações em sua forma. A Hoko no Kamae lembra muito quando alguém é tomado de surpresa por uma circunstância de pressão ou agressão realizada de forma súbita, executando pelo que parece uma esquiva.

Jumonji no Kamae



Esta postura de combate tem como forma ofensiva vista claramente pel posição dos braços e deslocamento corporal à frente. Mesmo com seu peso levemente distribuído com 60% ou 70% do peso na perna de trás e 40% a 30% do peso na perna da frente, vê-se claramente sua intenção por meio do posicionamento de seu tronco. Não é atôa que a Jumonji no Kamae, Kisame Jumonji no Kamae e Kosei no Kamae estão simbolicamente referenciadas ao elemento fogo e, um dos motivos para isso está na distribuíção do peso e disposição de braços e coluna.



Kisame Jumonji no Kamae



Como dito anteriormente na Jumonji no Kamae sobre a distribuíção do peso e disposição de braços e coluna, ela na verdade é realizada de forma contrária a sua irmã gêmea Jumonji no Kamae no que diz respeito a distribuíção do peso, ou seja, o peso é distribuído da seguinte maneira: de 60% a 70% do peso direcionada a perna da frente, enquanto que 30% a 40% localiza-se na perna de trás fornecendo meios para bloqueios, golpes e contragolpes impressionantes. Chutes e ataques com as mãos são deferidos de forma destruidora em pontos árduamente estudados pelo praticante durante anos em dojo. Esta postura permite executar ataques e bloqueios rápidos enquanto se movimenta para frente ou para trás dependendo da situação em que o ninja se encontra.

Hira Ichimonji no Kamae


Com uma aparência como que alguém quizesse voar ou abraçar, a Hira Ichimonji no Kamae reflete simbólicamente o elemento vento e sua forma receptiva de agir.




Essa postura utiliza de enorme movimentação e capacidade de esquiva, ainda que mantendo-se em equilíbrio.



















Fudoza no Kamae

















Como se pode notar, em Fudoza no Kamae (postura natural sentado) vemos duas formas da mesma postura. Sua utilização varia de acordo com a técnica executada, situação e até mesmo escola (ryu) a qual pertença. A Fudoza no Kamae está simbolicamente conectada ao elemento terra por se tratar de uma base sólida e de ações simples trabalhadas em solo.

0 comentários:

Postar um comentário

WARRIORS MAGAZINE - 武 道

Seguidores

Receba por E-mail

Digite seu E-mail:

por FeedBurner