segunda-feira, 13 de abril de 2009

HOKEN JUROPPO "16 PUNHOS SECRETOS"

O estudo dos métodos de combate desarmado conhecido como Taijutsu (literalmente "a arte do corpo a corpo") faz parte da programação de aprendizagem ninja, sendo esta uma das várias disciplinas existentes. O termo "Taijutsu" relata o uso de estruturas e outros poderosos métodos para golpear livremente, através de rompimentos e outras técnicas no uso correto e poderoso de utilizar os músculos como sendo principal prática e um meio para se alcançar um resultado satisfatório em combate.


O Taijutsu é formado por artes marciais tradicionais e nestas estão subdivididas muitas sub-artes ou disciplinas que quando dominadas funcionam em conjunto criando um método particular. Uma destas sub-artes chama-se Daikentaijutsu (literalmente conhecida como a arte de golpear com o corpo) e, nela encontramos o Hoken Jurropo que por sua vez é compostas por Atemis (golpes cujo sua função principal é de causar o maior dano possível no oponente com o mínimo de esforço). O Jutaijutsu (conhecida como a arte do corpo suave) era outra sub-arte de grande valor, pois esta utilizava-se de técnicas contra articulações, golpes por meio de projeções e imobilizações que geralmente levava o combate para o solo. Foi a partir das técnicas de Jutaijutsu que surgiram outras disciplinas como por exemplo: Gyaku Jutsu "Gyaku Gi" que trata das técnicas de controle por meio de torções e, o Shime-Waza ou simplesmente "Jimê", com suas técnicas de estrangulamentos. O Taihenjutsu (a arte de movimentar o corpo) com suas posturas "Kamaes", rolamentos "Kaiten", quedas "Ukemi", saltos "Hicho", esquivas "Tai Sabaki", distânciamento "Ma-ai" e tantas outras disciplinas com suas técnicas particulares permitem que o ninja tenha respostas para praticamente todas as situações que possa se encontrar.


O Hoken Juroppo significa "16 punhos secretos", referindo-se também as armas corporais não convencionais. Era necessário que o ninja dominasse todas as disciplinas para que ele mesmo tivesse maiores chances de sobrevivencia quando em missão.


Os 4 principais punhos secretos do Hoken Juroppo, são:


Fudoken / Tachi Ken
Este é o convencional punho cerrado muito conhecido também como “Soco do Inferno”, a qual poderia ser utilizado para golpear em muitos diferentes ângulos. Ele é usado para ir de encontro a uma variedade de alvos, mas é especialmente eficaz contra áreas do corpo no qual a estrutura óssea é acessível. Este punho é formado por caracóis de dedos para dentro da palma da mão e presos pelo polegar ao lado do dedo indicador. A frente da parte grossa e chata do punho, fora dos nós dos dedos da mão (costas da mão) poderia estar disposto à golpear alvos em movimentação reversa.


Boshiken / Shito Ken
O boshiken só existe no sistema de combate ninja. Este punho singular é utilizado para golpear pontos e alvos semimacios, geralmente entre espaços da estrutura óssea. É especialmente encontrado atacando centros nervosos com precisão. O punho é formado com o dedo polegar estendido, e a mão numa posição como se segurasse um taco de golfe. O dedo polegar é posicionado de forma como se fosse lançar um jab (soco curto) reforçado pelo caracol do dedo indicador. O boshiken era muito utilizado para atacar as laterais das costelas, o plexo-solar e virilha e etc. Como a maioria dos golpes com os punhos encontrados no ninjutsu, o boshiken é uma arma muito temida por sua capacidade de destruição e não merece ser deixada de lado.


Omotê Shutô / Omotê Kiten Ken
A mão espada não é realmente um punho, mas ela é uma impressionante e importante arma. O interior da palma bem como a parte externa e a borda dela são usadas em ir de encontro as estruturas e membros do pescoço, bem como para a parte do interior da articulação. Dentro do Shuto, a superfície plana da palma e dedos forma um ângulo de 45 graus, e o polegar é apertado para frente da base do dedo indicador.


Quando a mão espada começa a golpear, mantendo a mão em um punho fechado normalmente para disfarçar a real intenção. A mão se movimenta percorrendo num balanço e indo direto para o interior do alvo, desenvolvendo força e peso desde o movimento do braço e do corpo. No instante antes do contato, a mão é aberta para posição Shuto e despedaçando através do alvo à um ângulo de 90 graus para sua superfície. A mão bate rapidamente no local sendo ligeiramente retraída. O golpe é destinado a atordoar ou para quebrar através de ataques a estrutura óssea.

Ura Shutô / Ura Kiten Ken

0 comentários:

Postar um comentário

WARRIORS MAGAZINE - 武 道

Seguidores

Receba por E-mail

Digite seu E-mail:

por FeedBurner