quinta-feira, 26 de março de 2009

NINJUTSU - HISTÓRIA E TRADIÇÃO - 2




Muitas estórias e lendas que cercam os NINJAS, eram produto da imaginação dos SAMURAIS e da cultura popular japonesa. Estas lendas surgiram e cresceram a partir de sementes de verdade. Nas superstições do antigo Japão se crê que os Ninjas eram descendentes do TENGU, demônio místico, metade homem, metade corvo.

Os NINJAS habitavam em zonas inacessíveis sendo uma contracultura ao Japão medieval, não procuravam sua integração e sim sua independência, contando com sua própria cultura. Não aceitavam ser submetidos pelo que era imposto na época, recorrendo às antigas estratégias militares que utilizavam para proteger sua cultura, sua família e por fim a si mesmo.

Não seguindo um código de honra específico como o BUSHIDO, o NINJA, se tornava uma ameaça para a elite dominante (SAMURAIS), lutavam para proteger sua família e sua forma de vida, convertendo o medo e as superstições em poderosa ferramenta, empregando-as contra a classe dirigente.

Lutavam contra um exército superior, tanto politicamente como economicamente. Que melhor arma empregar o temor deles contra eles mesmos? Os SAMURAIS se regiam pelo código de honra (BUSHIDO), ao contrário do NINJA que se dedicava a arte da vida, encontrando-se íntegros com o Universo, em plena harmonia com as leis naturais, provando seu poder de capacidade para utilizar aspectos que os demais consideravam indignos. As famílias NINJA eram atacadas pela elite SAMURAI, que pela sua rígida forma de vida capacitava a mente a pensar em um só sentido. O NINPO como tradição envolve o desenvolvimento da mente, corpo e espírito se interessando no pleno desenvolvimento da mente, buscando a realidade do EU, com a vida e a natureza, sendo seus princípios básicos a sensibilidade a tudo que está a seu redor, adaptabilidade e o controle da agressividade.

Os YAMABUSHI (YAMA= montanha, BUSHI= guerreiro) e os SENNIN foram os antecessores das famílias NINJA, que transmitiram os ensinamentos secretos do MIKKYO KAIDEN. Hoje em dia ainda é te transmitida no Japão e tem progredido há alguns séculos. Existem dois tipos de conhecimento ensinados: SHUMON e BUMON. SHUMON é o conhecimento religioso aplicado aos guerreiros e BUMON são somente praticas marciais.

Os primeiros NINJAS foram influenciados por muitos eruditos e monges que chegavam ao Japão após a dinastia TANG, na China. Com eles trouxeram os ensinamentos do TIBET e ÍNDIA, especialmente os ensinamentos TÂNTRICOS e o MIKKYO. Esses conhecimentos se uniram com os conhecimentos tradicionais que mantinham os YAMABUSHI, os SENNIN e os GYOYA, ascetas guerreiros das montanhas que finalmente se converteriam na herança espiritual do SHINOBI. TOSHITSUGU TAKAMATSU, 33º SOKE da escola TOGAKURE, no seu regresso da China e de sua vida de ermitão das montanhas, estudou os ensinamentos esotéricos do MIKKYO, ordenando-se sacerdote desta seita.

Devido a este desenvolvimento da mente, corpo e espírito, as famílias NINJA e sua arte têm sobrevivido por mais de 1000 anos, através dos altos e baixos da diversificada história japonesa.

Para um Ninja não há regras estabelecidas quando se trata de sua sobrevivência. O Ninjutsu desenvolve um sólido treinamento para seus alunos, incluindo entre outras técnicas já citadas; técnicas de camuflagem, treinamentos ao ar livre, armadilhas, conhecimentos medicinais das ervas que curam e que envenenam, pois admitimos que um Ninja deverá estar preparado para agir em qualquer terreno ou eventualidade. O treinamento envolve o praticante numa variedade de elementos básicos para o domínio desta arte, colocando o aluno numa séria aprendizagem com técnicas físicas e psicológicas, usando sua capacidade interna e sua própria força.

Até se tornar um mestre em Ninjutsu o aprendiz desta arte passa anos treinando arduamente e assimilando todos os segredos desse combate, que depois de dominado é considerado, pelos grão-mestres de todo o mundo uma ciência marcial. Ao todo são uma infinidade de golpes envolvendo torções, imobilizações, formas de projetar o adversário ao solo, ataque aos pontos e etc.; grande parte dessas técnicas mortais. São também dezenas de variedades de chutes e centenas de armas. Mas, o bom Ninja não precisa dessas armas para sobreviver em combate. A força do próprio oponente é sua fonte de ataque.

Na verdade, os Ninjas eram homens supertreinados com profundo conhecimento de todos os elementos da natureza, adestrados com perfeito conhecimento de todas as armas oferecidas na época, psicológica e fisicamente preparados para qualquer situação.

Os Ninjas são detentores de grandes conhecimentos, pois por condições adversas, desenvolveram uma mente poderosa, e treinamentos físicos dos mais variados. O condicionamento e treinamento constantes do corpo levaram o guerreiro Ninja ao apogeu de forma física e resistência e é fácil entender porque o simples pessoal do campo pensava que estes guerreiros das sombras fossem quase super-humanos. Os treinamentos de nossos alunos dão a eles coragem, força, equilíbrio e agilidade e, ao mesmo tempo, mantém um forte sentido de autodisciplina tendo-se assim uma mente forte e uma vida saudável.

O Ninjutsu é mais que uma arte marcial; é uma filosofia de vida que preserva o "Jutsu" (técnica, natureza ou arte), o Dom nato da sobrevivência que é o Espírito do Guerreiro.

Treinamento diário constante sem descanso, dieta suspensa e cuidadosamente monitorada, treinamento "expert" em habilidades de combate armado e desarmado, residindo na segurança de um clã durante anos vivendo continuamente para ser um com os elementos próximos à natureza, eram os ingredientes para produzir uma raça de superguerreiros.

As habilidades e poderes finalmente aguçados do Ninja o capacitavam esgueirar-se através de aberturas quase impossíveis, prender sua respiração por longos períodos sob a água, nadar vastas distâncias à alta velocidade e mergulhar de grandes alturas de topos de rochedos.

Lagos nas montanhas eram onde os jovens estudantes Ninja aprendiam todos os truques necessários para conseguirem entrar num castelo a fim de realizar suas missões. Eles eram treinados para mover-se através da água silenciosamente com pouquíssimo murmúrio. Os jovens Ninjas também praticavam combate com e sem armas na água.

As técnicas de fuga na água tornaram-se apenas uma outra especialidade na gama de habilidades adquiridas pelos Ninjas. Um Ninja sabia exatamente a que profundidade ele devia nadar em baixo d’água para evitar as setas das flechas dos seus perseguidores e em anos mais tarde as balas dos mosquetes de infantaria.

As técnicas de fuga na água tornaram-se apenas uma outra especialidade na gama de habilidades adquiridas pelos Ninjas.

Um Ninja sabia exatamente a que profundidade ele devia nadar em baixo d’água para evitar as setas das flechas dos seus perseguidores e em anos mais tarde as balas dos mosquetes de infantaria.

Respiração e controle de respiração que os Ninjas tinham aprendido desde a infância, eram baseadas nos sistemas de yoga hindus. Parece provável que os métodos vieram ao Japão via China e Tibet, trazidos pelos místicos taoístas que passaram toda sua vida experimentando elaboradas técnicas respiratórias em busca de imortalidade de conter sua capacidade de respirar era útil de muitas maneiras.

Por exemplo, as vezes um Ninja em uma determinada missão o mais leve som poderia ser o último, ou se os cães dos soldados estivessem perto até expirar e inspirar o ar podiam ser fatais. Alguns Ninjas alcançavam tão alto grau de desenvolvimento que em certos casos reduziam seu batimento cardíaco entrando num estado de semitranse hipnótico do tipo yoga fingindo-se de morto.

Os documentos DENSHO têm transmitido o conhecimento das tradições das famílias NINJAS, nos dando as histórias e técnicas das antigas escolas revelando-se em formas de desenhos, linhas ou palavras escritas.

Muitos documentos do sistema NINJA nem apresentam uma forma clara e concisa, os manuscritos, em códigos e outros deliberadamente confusos para no caso de cair em mãos de pessoas que não possuam um alto nível de consciência ou não entendam o significado das técnicas.

Se o herdeiro não encontrasse uma pessoa adequada para transmitir seu conhecimento, destruía os documentos escritos, fazendo desaparecer seu estilo com sua morte.

Existem vários tipos de transmissão de ensinamentos, entre eles SHIDEN, que é a transmissão de coração para coração, KUDEN, transmissão verbal. A escola KOTO RYU KOPPOJUTSU, fundada em 1542 por SAKAGANI TARO KOMISHIGE, sobre as técnicas trazidas da China para o Japão, pelo monge SHAN BUSHO, provavelmente na dinastia HAN, conforme a tradição oral ou KUDEN, tem chegado aos nossos dias na forma original. Graças a esses documentos nos tem chegado o legado das artes marciais tradicionais japonesas, que passaram de geração a geração até chegar aos nossos dias.

O termo RYU ou escola marcial fez sua aparição no período de ASHIKAGA (1392 a 1411). Esses sistemas de treinamentos marciais foram mudando em sua forma de instrução de organização. Historicamente e tradicionalmente, os RYU do Japão foram geralmente transmitidos em linhas sanguíneas, de pais para filhos e assim sucessivamente. Os RYUS marciais foram usualmente nomeados com o nome do fundador, depois da morte do mesmo.

O nome do RYU especifica de desenvolveu através de doze gerações, aproximadamente trezentos anos antes de SKAGANI o organizar. O RYU foi então passado a MOMOSHI SANDAYO, a família MOMOSHI passou o RYU a família TODA e esta para TOSHITSUGU TAKAMATSU e então para MASAAKI HATSUMI. Outros RYU receberam o nome do povoado do fundador original. A TOGAKURE RYU NINJUTSU foi nomeada por TOGAKURE GORE de quem adotou o nome do povoado de TOGAKURE e de suas montanhas.

Destaca-se o Dr. Masaaki Hatsumi, 34º Soke da TOGAKURE RYU e herdeiro de mais oito RYUS tradicionais do Japão, fundador da BUJINKAN BUDO TAIJUTSU, na divulgação das antigas tradições marciais do Japão em sua forma cultural e filosófica fazendo com que elas não se percam, possuindo diversos alunos e instrutores em todo o mundo para a disseminação das tradições dos GUERREIROS DAS SOMBRAS. Vemos dessa maneira que as antigas tradições ainda estão vivas.

0 comentários:

Postar um comentário

WARRIORS MAGAZINE - 武 道

Seguidores

Receba por E-mail

Digite seu E-mail:

por FeedBurner