terça-feira, 14 de abril de 2009

CONHECIMENTO, INTENÇÃO E AÇÃO


O êxito está baseado na poderosa tríade do conhecimento, intenção e ação. O ninja deve ter conhecimento das técnicas mentais e físicas de qualquer atividade para que esta se realize; de outra maneira, suas ações serão movimentos corporais desordenados. O guerreiro deve ter uma autêntica intensão para que aconteça o que quer que ocorra; si não, se renderia ante o primeiro inconveniente que encontrasse. Finalmente, há de fazer uma ação para que aconteça o desejado, de outra maneira tudo caíria em teoria.


Para esclarecer melhor como funciona uma tríade, colocamonos num combate com faca que temos um dos fatores da tríade. O objetivo é definir o combate. Se há uma boa intensão de sobreviver, a atividade física se leva em conta, pois não há conhecimento suficiente e o resultado são movimentos ineficazes de faca e consequentemente acontecerá uma derrota. O lutador executa movimentos não treinados e indesejados, vindo a perder. Se há conhecimento suficiente, numa atividade, o lutador nem se quer terá contato com o inimigo e este é rapidamente derrotado.


O aspecto relativo ao conhecimento é fácil de adquirir e a ação só pode ser iniciada em um momento de confrontação, pois a intenção do ninja requer maior explicação. Um guerreiro no geral, e um lutador com faca em particular, deve ter uma sólida intenção que trará suas ações.


Um combate com faca é sem dúvida alguma uma experiência terrível e perigosa que não se pode tomá-la ligeiramente. O ninja aprendeu no passado, e todavia aprende hoje, que uma vez que a batalha começa, o único resultado é o êxito. Esta é a intenção do ninja: ganhar.




Esta é uma fotografia que eu não queria jamais mostrar no blog, mas algumas vezes é necessário para alertar aqueles que pensam que lutar com facas é um esporte qualquer, onde o oponente pára quando vc diz “chega”. Geralmente só há um vencedor numa luta com facas, e também só um sobrevivente. Quando há empate, é porque os dois perderam. Este cara da foto é o vencedor, e o prêmio dele foi a própria vida. Agora imaginem como ficou o oponente.


O corpo tem muitos sistemas de reserva. Se pode sobreviver a perda de uma parte do cérebro, três quartos dos pulmões, a metade do fígado, a maioria do estômago, todo o baço, um rim, parte do intestino, a maioria dos seus sentidos, a maior parte da pele e a metade do sangue. Parece um sistema bastante resistente quando se analiza. Em um momento de comflito letal, se pode usar este conhecimento em benefício próprio, reconhecendo que uma ferida não é o mesmo que a morte. Não só pelo ninja estar fortemente ferido e fora de combate. Há de reconhecer a ferida como um incentivo para lutar mais duramente. Programar a mente para atuar com decisão quando, mesmo que ferido e, continuar até a perda da consciência. Há de combater com aquilo que crêr, assim um obstáculo menor como uma ferida, poderá ser superada pela força da intenção.

0 comentários:

Postar um comentário

WARRIORS MAGAZINE - 武 道

Seguidores

Receba por E-mail

Digite seu E-mail:

por FeedBurner