segunda-feira, 13 de abril de 2009

O BÁSICO MORTAL - O ABC DAS ARTES MARCIAIS


A = LINHA (direção de movimento);
B = FONTE DE PODER
(força de movimento);
C = POSTURA (forma de movimento).




A = LINHA (direção de movimento)

A linha de uma arte marcial pode ser rapidamente reconhecida observando-se algumas técnicas, as concentrações ou até mesmo os movimentos modelo (kata). Onde as pessoas se movem pelo chão, percebem a linha de cada arte em particular. Pode ser, por exemplo, diretamente para frente e para trás; para frente, para trás e para os lados; circular; ou mesmo multidirecional.



B = FONTE DE PODER
(força de movimento)

Toda arte marcial tem uma fonte de poder que gera sua força de ataque e defesa. Alguns exemplos são: o impulso de quadris do karatê clássico; a força dos tendões do kung fu (nos braços); o harmonioso redirecionamento da força do adversário usado no aikidô; os movimentos de coluna do tae kwon do; a esquiva do judô. É importante notar que, hoje em dia, com a tendência de usar técnicas de um sistema de combate para aperfeiçoar ou mudar outra, muitas artes marciais têm agora mais do que uma fonte de poder. Um bom exemplo é o ocidental kickboxing que utiliza o jogo de ombro do boxe para golpes rápidos, os movimentos de coluna do tae kwon do para chutar e os impulsos de quadris do karatê para bloqueios fortes e golpes poderosos.



C = POSTURA
(forma de movimento)

O último dos três componentes que estruturam todos os movimentos das artes marciais é a “postura”. O termo postura não se refere apenas à forma ereta de postura. Se refere às muitas posturas que todas as artes têm, por exemplo: a postura de guarda; as várias posturas de esquiva e bloqueio e as posturas de golpe dos pés e mãos. Para entender o termo postura mais claramente, imagine que uma pessoa em plena performance de sua arte marcial fosse filmada. Se você observasse cada movimento deste filme, você veria a pessoa numa posição de guarda em uma cena, uma postura de ataque numa outra e assim por diante. Essas várias posturas mostram as formas de movimento das artes marciais.


Em outros termos, a forma particular do corpo que uma arte usa para executar suas técnicas produz uma forma geral. Agora se você juntar A, B e C, terá uma compreensão de porque as várias artes marciais se movem de determinadas maneiras.

1. Todas elas utilizam suas posturas de forma conjugada
(C);
2. Com suas fontes de poder
(B);
3. E as movem através de suas linhas (A);
4. Para criar sua técnica particular de estilo.

Dessa forma, o karatê clássico pode ser descrito por unir a postura das costas retas e firmes com a fonte de poder do impulso dos quadris através de uma linha para frente, para trás e para os lados, criando o que é conhecido como uma técnica de estilo karatê. Da mesma maneira, o kempo karatê pode ser descrito por mover suas posturas mais relaxadas e eretas com uma dupla fonte de poder do impulso dos quadris e movimento da coluna através de uma linha que segue para frente, para trás e para os lados criando a técnica kempo. E o aikidô move sua postura natural e relaxada num harmonioso redirecionamento da força de ataque do adversário, através de uma linha circular.

É surpreendentemente simples. Mas para o Ninjutsu, provavelmente este é um dos melhores métodos de compreensão do sistema de combate dos últimos anos. A linha do Ninjutsu é multidirecional. Isto significa que sua técnica usa todas as direções de movimento. No seu nível mais fundamental, essa linha multidirecional se baseia em oito direções (como um asterisco). Através da ação de girar com um pé, essas oito direções básicas se expandem num infinito número de combinações de movimentos – com um asterisco em movimento com outro e assim por diante. Em outras palavras, um prático do Ninjutsu quando se vê numa situação de confronto, inicialmente usa uma das oito direções básicas (ângulos) para executar uma técnica de defesa, depois continua se movendo em vários outros ângulos em ordem para executar um contra-ataque ou esquiva.


Através da prática das técnicas tradicionais, os alunos são influenciados a empregar posições de vantagem antes mesmo de tentar golpear o adversário. É interessante notar que na maioria das brigas dos homens, os procedimentos são do estilo do Ninjutsu, onde cada lado é usado para tentar ganhar vantagem tática sobre o adversário. Para mim, pessoalmente, esse é um dos mais impressionantes aspectos do estilo de combate do Ninjutsu. O Ninjutsu nunca encarou nenhum confronto como sendo uma “bela luta” na qual você pudesse limitar suas ações à autoridade de outros. Acima de todo, ainda que possa não parecer óbvio a princípio, um inimigo pode ser mais forte, mais rápido, mais experiente, melhor equipado, ou não estar sozinho. Numa situação potencialmente perigosa, o Ninjutsu age para ganhar. Para sobreviver.

De linha, nós mudamos para fonte de poder. Este fator da estrutura do Ninjutsu é muito difícil de se entender pelos livros ou fotos. Para estar propriamente mestrado, você tem que realmente estar experiente sob a análise de um instrutor. Para descrever a rara fonte de poder do Ninjutsu eu uso o termo “peso natural do corpo”. Em ouras palavras, é o peso natural do corpo em movimento que produz o poder nas técnicas de combate. Um exemplo é quando você de repente se vira e sem querer esbarra em alguém atrás de você. Mesmo não tendo usado nenhum músculo ou poder, sua ação repentina e relaxada bate na outra pessoa e a empurra. Ainda que esse seja um fenômeno natural (fonte de poder), é difícil para um principiante aplicar isso em combate porque requer um corpo relaxado e, consequentemente, uma mente relaxada. E a maioria dos principiantes não relaciona relaxamento com defesa pessoal. Leva algum tempo, paciência e prática para perceber do que seu corpo é naturalmente capaz sem usar rapidez ou músculos.



Da fonte de poder passamos para o último fator da estrutura do Ninjutsu – postura. O termo postura refere-se às várias posições do corpo que, trabalhadas em conjunto, formam uma técnica ninja. Um bom e simples exemplo disso é, a técnica ninja de caminhar para os lados. É formada por três posturas básicas: Hira Ichimonji no Kamae, Jumonji no Kamae e Shizen Norippo no Kamae no Henka. Unindo essas três posturas à fonte de poder do peso natural do corpo e as movimentando através de uma linha latitudinal, cria-se uma nova técnica de caminhar. Obviamente, existem muitas outras posturas que formam a gama de técnicas do ninjutsu, no entanto, as mais frequentemente usadas são: 1) Ichimonji no Kamae; 2) Hoko no Kamae; 3) Jumonji no Kamae; 4) Hira Ichimonji no Kamae; 5) Kosei no Kamae; 6) Doko no Kamae; 7) Hicho no Kamae; 8) Shizen Norippo no Kamae; 9) Suwari Gata Ichi no Kamae; e 10) Mubi no Kamae.

Examine as técnicas de combate passadas em aula no dojo e, observe as várias posições de corpo que são usadas. Tome nota também dos ângulos de movimento que cada técnica emprega. Uma vez que você entender os detalhes, pratique a sequência com o Uke durante a aula até que você consiga praticar as técnicas com a mente relaxada. Depois, numa atitude calma, dê continuidade à sua prática. Se você se mantiver relaxado, você poderá absorver a fonte de poder do Ninjutsu e descobrir o potencial natural que seu corpo tem.

1 comentários:

Anônimo disse...

meu nome é gabriel obrigado por falar essas tecnicas consegui aprender muito sei fazer varios movimentos ate criei um agredecido:gabriel

Postar um comentário

WARRIORS MAGAZINE - 武 道

Seguidores

Receba por E-mail

Digite seu E-mail:

por FeedBurner