segunda-feira, 13 de abril de 2009

AS CINCO FRAQUEZAS

O ninja interpretava o combate físico e espionagem nos termos das cinco manifestações básicas, eles classificaram certas ações psicológicas com base nestes cinco elementais. A diferente manifestação está em enxergar como representação simbólica da diversificação de níveis de consciência na personalidade humana.


CHI (Terra): A base agrupante das coisas, e está acima do corpo fisico e sólido, e é refletido no sentimento de estabilidade e mudança de resistência ou movimento.


SUI (Água): Este próximo e elevado grupo, é manifestado como o aspecto fluido do corpo, e é refletido no sentimento de alterabilidade e reação emocional á mudanças físicas.


KA (Fogo): Esta elevada manifestação é vista como a energia dinâmica de agressividade, e é refletida no sentimento de calor e expansividade, e a direção ativa de força é controlada pelo ambiente.


FU (Vento): A esta elevada manifestação física, mostra-se como intelecto e amor, e é refletido no sentimento de sabedoria e benevolência, e na consideração de uma consciência enterrelacionada com outros.


KU (Vácuo/Vazio): O potencial do vazio, a origem de tudo que é, dar-se a elevada capacidade criativa e a habilidade á direcionar energias do corpo em alguma das quatro formas de manifestações abaixo. O ninja classifica as fraquezas emocionais em cinco categorias básicas que relata as manifestações básicas. Alguns adversários quase sempre reagem na mesma maneira, sendo identificado com uma fraqueza especifica. Outros variam numa outra fraqueza, dependendo das circunstâncias.


PREGUIÇA - (CHI): Correspondendo ao nível de conscientização é a fraqueza de complacência ou preguiça. Alguns adversários tornar-se-iam envolvidos apenas como muitos daqueles que estão forçados. A preguiça ou descuido freqüentemente permite sua guarda através de gotas de um lago que atravessa cientemente. Alguns guardam e fazem apenas uma procura detestável, a não ser que alguma coisa pareça ultrajante ou fora do lugar, conclui que tudo é bom em seu setor.


Através da preguiça ou tédio, este tipo de adversário é facilmente derrotado pela captura de extraordinários passos a criar coisas menores, porém difícil e desencorajador para ele. Na recente guerra, truques psicologicamente interessantes tinham sido jogados utilizando este traço de personalidade.


Um soldado capturado talvez seria exposto a toda sorte de luxúrias e variedades de tratamento como rotina embora fosse um capturado ou prisioneiro. Depois da existência permitida ao escape, o soldado retorna a seu lado com estórias selvagens de seu encontro, reduzindo o espírito de luta de seus companheiros e talvez convencendo alguns a ter de se render ao seu inimigo. Uma situação similar seria usada no ganho aos soldados numa prisão. Após algumas semanas de detenção, alguns membros de um grupo capturados estariam enxergando ambulantes sobre o campo em perfeitos vestuários, com um aparecimento farto. Este feliz, algumas maravilhas teriam sido selecionadas para vários tipos de tratamento, enquanto seus amigos estariam privados de contar que eles tinham já cooperado e dito tudo o que sabem. O resultado de indignação teria bastante razão a alguns prisioneiros que estão privados a falarem, esperando assim obter a mesma gratificação.


RAIVA - (SUI): Esta emoção volúvel, representa ao nível de conscientização da água, pode ser igualmente usado no controle de seu adversário. No calor da raiva, as pessoas têm a ação de serem precipitadas. Um adversário com temperamento curto seria enganado pela vantagem de induzi-lo à raiva e ação irracional. Uma fisionomia calma e atenta seria seguramente de um hábil lutador, ao invés de ser furioso, brigando e batendo, obteria assim uma transformação de sucesso. Sua raiva teria uma ação maçante e pensante.


Uma história é dita de um Lorde, limitado em poder e recurso, que em face eminente ao ataque poderoso general do exército. O nobre inferior aparece relaxado e tranqüilizado com sua equipe tendo a garantia que tudo iria bem, como os dois generais atacantes, lideres principais e oficiais estariam realmente, portanto o nobre homem inferior. Espiões em seu sentido, composto as mentiras, e carregado os nomes dos “traidores” retornando ao seu general. O exaltado general imediatamente tinha os dois, na realidade bastante leais, executados por oficiais.


MEDO - (KA): Essa resposta emocional vem a aquecer o nível. Enquanto em terror, mais pessoas dariam evidentes possibilidades de ir contra a ação ou escape. A suave natureza e submissão estão facilmente derrotadas através de táticas de intimidação. Estas pessoas estão pegando o lado pela sua própria falta de confidência ou desejo a ingressar para dentro do conflito.


O medo é a principal arma dos assaltantes, estupradores, e ladrões armados. Através do uso de alta profanidade, ações ásperas, e a ameaça de violência, o ataque poderia temporariamente chocar sua vítima para um estado de subordinação. Ao entender o poder do medo como uma arma, poderia se lembrar de algumas experiências pessoais de medo ou de pânico. Por outro lado teria que examinar objetivamente as situações ou sugestões que trazem essas emoções à predominância. Muitas pessoas temem fisicamente a dor. Ou a possibilidade de ferimento. A alguma idéia de medo parecendo bobagem, inadequado, ou fraco. Para outros, ser sozinho, indefeso, ou inseguro pode trazer sobre a segurança o medo.


Aí estão os inúmeros medos pessoais de especifico aspecto ambiental, as fobias, as quais teriam de ser enganados dentro das considerações:
- Medo de altura;
- Confinamentos;
- Fundo d’água;
- Abelhas;
- Cobras;
- Corpo estranho;
- Objetos afiados e etc.


Sabendo vir enfrentar com os próprios medos daria visão aos medos dos outros. Gostar da raiva, ter medo seria totalmente eliminado a personalidade. Contudo, estaria diminuindo seu efeito imobilizante pela analise destas coisas que são causadas, e desenvolvendo confidências nas áreas onde existe um sentimento ameaçador.


Com alguns adversários, somente a fama já é bastante inspiradora do medo para o relutante combate. Na preparação da luta, um homem possivelmente teria dúvidas quanto à sabedoria de sua ação se ele ficasse sabendo o que ele estava fazendo a alguém que tivesse assassinado quatro outros no combate corpo-a-corpo, ou alguém com poderosos e intimidantes amigos.


COMPAIXÃO (PENA) - (FU): Aqueles com um exagerado nível de sentimento de personalidade, a suave afeição e sobre sua solidariedade, podendo ser manipulado pela atração de seu encarregado. Pela inspiradora pena em um adversário, o ninja teria seu verdadeiro objetivo. Subestimando ou ignorando um adversário potencial por causa de sua indefesa aparência está uma suave forma desta mesma satisfação emocional. Muitas vezes, o ninja das gerações passadas tomando numa postura como mendigo, aleijado, ou doente mental na ordem para apresentar a seus adversários, embora estivesse os vigiando. Um samurai com ar de arrogância pagaria a insuficiente atenção á infeliz pequena criatura e incapaz de desafiar sua grande habilidade.


Em alguns casos, pena ou compaixão é um estado constante, prevenindo pessoas para atividades que em alguma coisa séria defenderia a si mesmo. A estas pessoas, facas, armas de fogo, dedos nos olhos, e assim por diante estão também a brutalidade para ser usada sobre um oponente. Seus ataques, contudo, raramente mostra interesses para alguém com sentimentos ou bem estar. Almas compreensivas estão freqüentemente caçadas dentro de tocantes situações sob regras que outros não sintam obrigação para observar.


Limitadamente relatado á sentimentos de pena ou compaixão estão aquelas de culpa e pena ou compaixão ou mesmo estão aquelas de culpa e obrigação. Como fortes fatores de motivações comportamentais, culpa e obrigações freqüentemente trabalham até mesmo de encontro a próprios adversários. Pelo trabalho, constrói todo sentimento de agradecimento a sua vítima, o ninja vence através do poder da própria negação. Um cuidadoso exame da vida pessoal vem a entendimento por meio de complicados conjuntos de equilíbrio e relacionamentos, cujo o temperamento é visto em um homem.


Os mestres ninjas não desencorajavam o sentimento de compaixão para com os outros. Pelo contrário; o verdadeiro ninja era um homem bem compassivo. Sua sabedoria espiritual dava á eles a única visão dentro da totalidade e plano de ação mantendo o balanço e harmonia com o mundo. Contudo, sentimentos de compaixão confundem-se com interesses de “certo e errado” ou que é “justo” ou “imparcial”. O resultado emocional não é a verdadeira compaixão, mas precisa fazer o que é satisfatório ao mesmo tempo que é para o benefício do bom sentimento.


Este é reforçado pela compaixão que pode ser manipulado a fazer com que um adversário caia. Talvez o melhor resumo do sentimento do ninja seria a bondade como sendo uma ajustável versão do clichê e regra ocidental... O ninja estudava como “não fazer nada aos outros o que não queria que fizessem com eles próprios”.


VAIDADE (INUTILIDADE) – KU: Essa complexa emoção, a qual corresponde a criativa responsabilidade dada a luz do vazio, podendo ser efetivamente usada de encontro a um adversário. A inutilidade sobre o interesse pessoal frequentemente não acontece quando seu inimigo estar próximo. O interesse pessoal é algumas vezes acompanhada por uma falta de sensibilidade a outros, e razões para sentimentos de hostilidades ou ressentimento em outros, podendo ser supervisionados.


Dentre destas formas elementares, a vaidade poderá ser manifestada dentro do próprio interesse para o prestígio, gratificação do ego, ou aparência. Estas necessidades podem ser fornecidas com a bajulação e fingimento de amizades, amor, respeito, ou adoração. Alguma ação que preencha os adversários trazendo seus egos muito próximos, fazendo baixar sua guarda e muito mais.


O inútil poderá internamente ser o caminho para um conjunto eque fornecerá a surpresa do ataque, com uma menor decepção. A mais delicada, mas nenhum, no entanto precária, a forma de vaidade é a total obrigação à algum tipo de ideal, conceito, ou esforço.




Tradução do livro: The Ninja and Their Secret Fighting Art, by Stephen K. Hayes
Capa

0 comentários:

Postar um comentário

WARRIORS MAGAZINE - 武 道

Seguidores

Receba por E-mail

Digite seu E-mail:

por FeedBurner