quinta-feira, 26 de março de 2009

GOGYÔ - GODAI SHO SHIN GO KEI GOGYO NO KATA

"AS CINCO MANIFESTAÇÕES"

Baseado nas disciplinas do norte da Índia e do Tibet a doutrina Ninpo Mikkyo (conhecimentos secretos que estabelece os cinco elementos como originários de toda técnica humana). Os cinco elementos, as cinco manifestações da matéria, os cinco "Godai / Gokyo" provêem uma série de códigos simbólicos que podem ser utilizados para descrever as diferentes maneiras de responder a um confronto.


AS CINCO REPRESENTAÇÕES, SÃO ELAS:

CHI: a terra representa a matéria sólida.
SUI: a água simboliza a matéria líquida.
KA: o fogo representa a combustão e os elementos energéticos.
FU: o vento simboliza os gases.
KU: o vácuo (vazio), representa a energia amorfa sub-atômica que é a base da estrutura de todas as coisas.


Também simboliza a natureza emocional dos seres humanos. Em sua aplicação mais prática, o CHI (terra), transparece na estabilidade emocional da personalidade do lutador, e é claramente visível no combatente que não vacila ao aplicar sua força contra os atacantes; o SUI (água), faz-se notar na flexibilidade e representa o lutador evasivo que utiliza passos defensivos angulares em técnicas suaves. A influência KA (fogo), é vista na agressividade e nos ataques diretos e simples. O FU (vento) exala-se na sabedoria e no amor e representa os métodos evasivos que redirecionam os ataques do agressor. O KU (vácuo, vazio), é o elemento criador, comunicativo; a espontaneidade absoluta e a criatividade aplicada na luta.

Cada um desses códigos de manifestações energéticas podem ser observados nas posições empregadas pelo método de combate Ninja. O praticante deverá estudar e procurar captar o espírito inerente em cada posição – que define o elemento interior, a emoção e o sentimento.


OS QUATRO ELEMENTOS DA TÉCNICA NINJA SÃO:

SEGUNDO A FONTE DA DINÂMICA DO CORPO

CHI (Terra): Força.
SUI (Água): Poder.
KA (Fogo): Energia.
FU (Vento): Adaptabilidade.


RELAÇÃO E CARACTERÍSTICAS ENTRE ELEMENTOS E POSTURAS

.ELEMENTO TERRA: Ambas as posições (em pé: Shizen no Kamae, e sentado: Fudo no Kamae) representam a firmeza tanto física quanto psicológica. Posicionado firmemente, imóvel.

.ELEMENTO ÁGUA: Pronto para manobras evasivas. Ichimonji no Kamae (posição desarmada / defensiva) e Doko no Kamae (posição “tigre”). Angulando em Zig-Zag, escapando do ataque.

.ELEMENTO FOGO: O potencial destrutivo e agressivo evidencia-se no Jumonji no Kamae (posição ofensiva) e Kosei no Kamae (posição de ataque). Avançando, em perseguição. Arrancos.

.ELEMENTO VENTO: A adaptabilidade e evasividade do vento tornam as posições inesperadas e mutáveis e são vistas no Hira no Kamae (posição Urso aberta, recepção). Movimentos circular e lateral. Evasivas.


NO QUE SE REFERE AO ADVERSÁRIO

.Terra: O Ninja não se deixa afetar por nada e nada lamenta. É inamovível.
.Água: O Ninja parece inatingível e quando é atingido nada detém seu contra-ataque.
.Fogo: O Ninja não pode ser detido, não há como impedi-lo de agir.
.Vento: O Ninja é astuto e fugidio. Nada pode lhe causar dano.

0 comentários:

Postar um comentário

WARRIORS MAGAZINE - 武 道

Seguidores

Receba por E-mail

Digite seu E-mail:

por FeedBurner