quinta-feira, 26 de março de 2009

MASAAKI HATSUMI (YOSHIAKI)


Dr. Masaaki Hatsumi nasceu na cidade de Noda, província de Chiba, Japão. Em 02 de dezembro de 1931; graduou-se em medicina na Universidade de Meiji – Tokyo, e hoje possui uma grande clínica de traumatologia em sua cidade natal. Amante da arte também inspira-se à pintar verdadeiras obras com quadros expostos em todo o mundo.

Autor do famoso livro Stick Fighting; que trata sobre a arte do bastão segundo o método Kukishinden, que é bem conhecido em todo os Estados Unidos, e muitos outros encontrados em todo o mundo.

Quinto Dan de Karatê é também expert em outras disciplinas tais como o Bo, a Naginata, o Yari, o Tai Jutsu, o Aiki Jujutsu, o Judô, etc. Como praticante de Judô, foi várias vezes campeão; como instrutor da modalidade, ministrava aulas na base aérea Americana. Conta-se que era evidente a vantagem dos soldados americanos devido a natureza de suas estaturas, foi quando percebera a limitação de suas técnicas. Dessa forma viajaria pelo Japão buscando uma arte marcial que superasse os limites físicos independente de quem a praticasse.

Um certo dia soube de um mestre, e em seguida foi a seu encontro. Chegando a residência do tal mestre, conta-se que estava muito ansioso para conhecer aquele grande guerreiro que ouviu falar. Ao deparar-se com aquele homem baixo e franzino, por um instante ficou em dúvida de sua busca. Mas naquele momento foi surpreendido por um olhar gélido que iniciava em seus pés e ia subindo paralisando seu corpo até chegar em seus olhos, onde sentiu um medo indescritível, em que só lhe passava pela cabeça sair daquele local o mais rápido possível, aquele homem baixo e franzino era o grande mestre Toshitsugu Takamatsu, herdeiro de nove tradições, entre elas as lendárias e temidas habilidades do Ninjutsu. Desse encontro surgiu uma grande amizade.


Seishin Teki Kyoyo


Meu mestre Takamatsu em um dado momento me disse que eu jamais seria um Meijin, mas sim um Tatsujin.

Fiquei muito desiludido quando ouvi isto, por que pensei ter conhecido o suficiente para alcançar um nível Meijin (mestre das artes de luta).

Mesmo com o passar do tempo Takamatsu não explicou-me o verdadeiro significado da palavra "Tatsujin". Com os anos de treinamento e estudo eu havia percebido o significado da palavra "Tatsujin" e percebi o quanto importante e valoroso era aquele título.

Não é necessário estar obcecado para saber quem é mais forte ou mais fraco, para se viver como ser humano. Um animal sim necessita ser forte para viver em seu habitar, mas as pessoas podem viver sem terem que provar uma para a outra quem é melhor do que quem. Esta é a característica mais maravilhosa do Ninjutsu.


Foi o que aprendi com meu mestre Toshitsugu Takamatsu.

Takamatsu Sensei um ano antes de sua morte me disse que havia me ensinado tudo, "absolutamente" tudo que ele sabia. Considerou que havia cumprido com sua obrigação de passar os ensinamentos das linhagens que ele havia recebido. Desde este momento ele iria dedicar todo o seu tempo à prática espiritual.

Quando me disse isto me senti completamente abandonado, foi o momento de maior solidão da minha vida. Senti que eu não era suficientemente bom para seguir sozinho.


Reconheço que me intrigava, que um lutador como ele estivera tão interessado no estudo espiritual e pensei durante longo tempo, sobre o equilíbrio entre o estudo religioso e a prática das artes marciais.

A religião deve ser adequada, à aquela que irá converter uma pessoa melhor e mais forte. É natural que a religião mude de acordo com o lugar de onde vem. Em japonês, religião (Shukyo) se escreve com caracteres que significam essencial ensinamento para os seres humanos. São ensinamentos muito básicos e muito importantes que somente trocam sua forma em lugares distintos. Sendo quente ou frio, próspero ou pobre, por exemplo: Se as pessoas vivem num lugar e dependem da água para sobreviver é seguro que criem um Deus da água.


Hatsumi Sensei - 1988 Japão.



Masaaki Hatsumi recebeu de seu mestre a autoridade e a posição de herdeiro sucessor em linha direta dos mestres e discípulos, remontados a sete séculos atrás vindo a tornar-se o Grande Mestre das nove tradições marciais japonesa.

* 34º Soke da Togakure-Ryu Ninpo Happo Hikenjutsu, foi fundada por volta de 1100 por Daisuke Nishina. O segundo ryu mais velho no sistema de Bujinkan Budo Taijutsu de Masaaki Hatsumi. Famosa na Bujinkan por suas armas de Ninjutsu diferentes como o Shuko, Shinodake, Shuriken, etc.

* 28º Soke da Gyokko-Ryu Koshijutsu Happo Hikenjutsu, foi fundada em meados de 1100 por Tozawa Hakunsai. É o ryu mais velho no Bujinkan Budo de Masaaki Hatsumi. Famoso pelo Kihon Happo, Sanshin no Kata, e Muto Taihen-jutsu que também são os fundamentos no sistema da Bujinkan.

* 28º Soke da Kukishin-Ryu Taijutsu Happo Hikenjutsu, foi fundada em meados de 1300 por Izumo Kanja Yoshitero. Famosa na Bujinkan por suas diversas técnicas de armas diferentes.

* 26º Soke da Shiden Fudo-Ryu Daken Taijutsu Happo Hiken, foi fundada no princípio de 1100 por Izumo Kanja Yoshitero. Famosa na Bujinkan por suas técnicas de Jutaijutsu duras.

* 21º Soke da Gyokushin-Ryu Ninpo, foi fundada em meados de 1500 por Sasaki Goemon Teruyoshi. Muito pouco desta escola foi ensinado para o mundo ocidental.

* 18º Soke da Koto-Ryu Koppojutsu Happo Hikenjutsu, foi fundada em meados de 1500 por Sakagami Taro Kunishige. Famosa na Bujinkan por seu Koppojutsu, e seu estilo de luta com Biken bastante incomum.

* 18º Soke da Gigan-Ryu Koppojutsu Happo Hikenjutsu, foi fundada em meados de 1500 por Sakagami Taro Kunishige. Famosa na Bujinkan por seu Koppojutsu, e seu estilo de luta com Biken bastante incomum.

* 17º Soke da Takagi Yoshin-Ryu Jutaijutsu Happo Hikenjutsu, foi fundada no princípio de 1600 por Takagi Oriuemon Shigenobu. Famosa na Bujinkan como "Escola de Guarda-costas " com rápidas e efetivas técnicas de Jujutsu e Daishosabaki.

* 14º Soke da Kumogakure-Ryu Ninpo Happo Hikenjutsu, foi fundada em meados de 1500 por Iga Heinaizaemon No Jo Ienaga. Muito famosa na Bujinkan por seu Kamayari e técnicas de salto.

Hatsumi Sensei criou um sistema único de treinamento englobando as nove escolas herdadas de seu mestre, no início denominado Ninpo Tai Jutsu e em seguida viria a abrir as portas da filosofia Ninpo aos primeiros alunos ocidentais, sendo que a um ano atrás mudaria de Ninpo Tai Jutsu para Budo Tai Jutsu.

Foi fundando a partir de 1972 a então conhecida hoje: Bujinkan Budo Tai Jutsu. O termo Bujinkan significa: "A Morada do Guerreiro Divino" assim como "A Casa do Deus Guerreiro", lembrando que este termo foi uma criação de Sensei Hatsumi em homenagem a seu mestre Toshitsugu Takamatsu.

Hatsumi havia tido o imenso privilégio de treinar durante vários anos com a direção do grande mestre Toshitsugu Takamatsu, sendo na atualidade um dos maiores especialistas japoneses no manejo de armas e condecorado pelo imperador Hiroito como uma relíquia cultural, sendo hoje considerado um patrimônio vivo para a nação japonesa.

O treinamento que impõe a si mesmo diariamente é muito duro e trás umas regras muito escrupulosas, como as duchas geladas matutinas, com a finalidade de ganhar uma energia especial, nada de álcool, tabaco, etc., etc. Isto o faz ter uma mentalidade nada comum entre os artistas marciais.


Junto a esta fortaleza de espírito, Hatsumi possui uma gentileza e uma simplicidade de caráter extraordinária. Os melhores mestres do Budo chegam a ele para aprender técnicas que a muito tempo são ouvidas, as quais se encontram escritas em papiros chamados Tori-Maki (documentos do tigre) ou Maki-Mono (documentos secretos) onde estão registrados, codificados e englobados junto a um treinamento psíquico e mental ocultos.


O Dojo de Hatsumi encontra-se em Noda, junto a grande cidade de Tokyo. Seu interesse está centrado em manter o patrimônio cultural do Japão e conservar vivas as técnicas da arte do Ninjutsu. Graças a ele, esta arte permite progredir por si mesmo ao indivíduo, o que motivará uma troca de sociedade. Pois teve fim à época de espionagem e a morte na antiga arte.



0 comentários:

Postar um comentário

WARRIORS MAGAZINE - 武 道

Seguidores

Receba por E-mail

Digite seu E-mail:

por FeedBurner